top of page
Envios para todo o País  \  Entregas em mão na Zona Norte de Lisboa (Odivelas)

Classificação SAE

  

É uma escala de viscosidade que classifica os graus de viscosidade para lubrificantes de carter de motores e de engrenagens de veículos automóveis.

​

Classificação de viscosidades SAE para óleos de motor (SAE J 300)

  

A classificação SAE para lubrificantes de cárter de motor (SAE J 300), envolve 15 graus de viscosidade (SAE OW, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 8, 12, 16, 20, 30, 40, 50 e 60), e dois grupos de viscosidades – um contendo a letra "W", (“W” é a primeira letra da palavra inglesa , “Winter” que significa inverno em português) e outro sem a letra "W". Os óleos do grupo com "W" (também designados por óleos de inverno), são classificados pela viscosidade máxima a baixa temperatura de arranque a frio, pela temperatura máxima de limite inferior de bombagem, bem como pela viscosidade mínima a 100ºC. Os óleos do grupo sem "W" são classificados pela viscosidade cinemática mínima e máxima a 100ºC e pela viscosidade mínima, HT/HS (elevada taxa de corte (106 s-1), a elevada temperatura (150ºC).

​

Classificação de viscosidade SAE para óleos de engrenagens “automotive” (SAE J 306)

  

A classificação de óleos para engrenagens em cárter (SAE J 306) tem sido modificada com o passar dos anos. Hoje, estabelece 11 diferentes graus de viscosidade (SAE 70W, 75W, 80W, 85W, 80, 85, 90, 110, 140, 190, 250).

Este sistema tem função análoga ao sistema para óleos de motor. Aqui também o sufixo “W” indica graus de viscosidade de lubrificantes destinados a serem utilizados em baixas temperaturas ambiente (locais de clima muito frio).

A medida de viscosidade para baixa temperatura de engrenagens é feita através do ensaio de viscosidade dinâmica “Brookfield” porque representa melhor as propriedades de fluidez dos óleos de engrenagens (do que ensaios de ponto de fluidez, por exemplo).

​

Para obter mais informações relativas a este assunto, pode consultar o website da SAE.

​

Âncora 1
bottom of page